A Afiação de Alicates de Cutículas e Unhas é o Negócio do Momento!

Você sabia que é bem possível ter um negócio de afiação de alicates de unhas e cutículas, além de tesouras e afins? Pois saiba que é possível sim, e vou te mostrar algumas dicas para você ter um negócio que pode mudar a sua vida.

Ainda há muito preconceito entre os profissionais que desejam abrir um negócio de afiações de alicates e tesouras. Isso se dá pelo motivo de não acreditar que é possível se manter afiando alicatinhos de cutículas.

Mas, tem aqueles que acreditam e estão ganhando muito dinheiro com essa arte, que tem mudado a vida de muitos pais de família que antes estavam desempregados.

A única capacidade e experiência que o profissional precisa é aprender como amolar alicate de unha em casa. Existem um treinamento na Universidade da Afiação que pode te ajudar com isso.

Quanto é o Investimento Para Abrir Um Negócio de Afiações?

Tudo depende de que tipo de negócio você quer abrir. Caso você não tenha recursos e queira abrir um negócio praticamente com zero investimento. O melhor e iniciar com uma afiação a lima.

Afiação Com Lima Manual

A afiação a lima pode ser feita em qualquer lugar, bastando um caixotinho de madeira com uma pequena ponta de ferro para apoiar a ferramenta. É muito simples e é possível fazer esse caixotinho usando madeiras velhas em casa, e você pode usar uma lima que tenha em sua caixa de ferramentas.

Afiação Com Esmeril e Rebolo

Muitas pessoas desejam trabalhar usando um esmeril e um rebolo. Neste será necessário um pouco mais de investimentos, pois terá o custo do motor de esmeril e do rebolo especial para fiação de ferramentas.

Mas, mesmo assim o custo dessas ferramentas ainda são relativamente baixo. O grande problema é que se for trabalhar ambulante, será preciso uma estrutura maior para conduzir este equipamento. Neste caso precisa de uma carretinha e um veículo para transporte, que pode ser desde uma bicicleta até um carro.

Afiação Com Máquinas Profissionais

Hoje já é possível encontrar máquinas construídas especialmente para afiação de ferramentas. Mas estas máquinas tem um custo muito elevado, e podem exigir um capital bem mais significante.

Para quem deseja trabalhar com máquinas, vai precisar obrigatoriamente de um ponto comercial. E terá além do custo de investimento nos equipamentos, ainda terá custos com aluguel, água, luz e material de consumo.

Quanto Pode Ganhar Um Afiador Por Mês?

Os ganhos de um afiador vão depender do trabalho de captação de clientes e da qualidade do serviço.

Mas podemos fazer um pequeno cálculo para se ter uma estimativa e decidir se é interessante para você.

Suponhamos que um afiador cobre 10 Reais para afiar um alicate de cutícula ou de unha. Se conseguir afiar por baixo uma média de 30 alicates por dia, isso é bem possível já de início. Multiplicando 10 Reais vezes os 30 alicates, teremos um ganho de 300 Reais por dia.

Se o profissional trabalhar 6 dias por semana, o montante por semana seria de 1.800 Reais e de 7.200 Reais por mês.

Veja que fizemos um cálculo pro baixo, pois é possível ter ganhos muito mais elevados do que esses.

Como Captar Clientes no Início do Negócio?

Esta é outra grande dificuldade para pessoas que iniciam qualquer negócio. A captação dos primeiros clientes.

No caso de afiação é bem simples essa captação de clientes. Pois, podem ser iniciada através das pessoas conhecidas. Praticamente toda mulher tem ao menos um alicatinhos de cutícula ou unha em casa.

Ao fazer o serviço para as pessoas conhecidas e parentas mais próximas, peça para que te indique para os conhecidos dessas pessoas!

Outra forma captar clientes é visitar os salões de beleza. Pois toda profissional da beleza tem diversas ferramentas para trabalhar, que podemos encontrar: tesouras, alicatinhos de cutículas e unha, etc.

Ainda nos profissionais de beleza, possível encontrar clientes de tesouras nos salões e cabeleireiro masculino e de barbearias.

Outro local muito bom para captar clientes são as lojas de cosméticos. Pois estas lojas vendem alicatinhos de cutículas e unhas. Você pode fazer uma parceria com o dono da loja para afiar as ferramentas novas vendidas pela loja ou se instalar em um local bem próximo para fazer esse serviço para os clientes que comprarem da loja.

É Preciso Ter CNPJ  Para Abrir Um Negócio de Afiação?

Essa é a dúvida da maioria das pessoas que abrem este tipo de negócio. E a resposta é bem simples: Não. Não é preciso ter CNPJ para iniciar o seu negócio.

Mas caso os seus ganhos ultrapasse os 2 mil Reais mensais, e isso pode acontecer com muita facilidade, é recomendando abrir um MEI, que pode ser feito pela internet e sem nenhuma burocracia pelo Portal do Empreendedor

Os custos do MEI são bem pequenos, não ultrapassa 60 Reais mensais e ainda garante aposentadoria e encostamento pelo INSS.

Pelo MEI, você ainda pode contratar até um funcionário, desde que faça as devidas anotações na carteira e pague todos os direitos trabalhistas.

Mas caso o seu negócio necessite ter vários empregados e uma estrutura maior? E o seus ganhos ultrapasse 90 mil por mês?

Neste caso você precisa abrir uma Micro Empresa com capacidade para faturamento bem maior do que a MEI.

Caso Não Dê Certo e Precise Fechar a Empresa?

Como vimos anteriormente, a empresa será aberta com os seus ganhos começarem a ficar muito elevados. E quando isso acontecer, é porque o negócio deu certo.

Mas suponhamos que você tenha aberto um MEI e precise encerrar a empresa. Neste caso o processo é bem simples e fácil, basta acessar o Portal do Empreendedor e solicitar a exclusão da sua empresa que será feita quase que automaticamente.

Caso tenha algum funcionário registrado, antes é preciso rescindir o contrato de trabalho em estre funcionário, para depois fechar a empresa.

Caso a sua empresa seja uma Micro Empresa, o processo já é mais demorado. Pois a Receita Federal precisará de um tempo para fazer as devidas buscas de pendências financeiras entes de efetuar a baixa.

Mas caso você ainda não tenha aberto nenhuma empresa, basta parar atender os seus clientes. Pois não haverá nada a fazer para encerrar as atividades.

Você viu que um negócio de afiação de alicates de cutículas e unhas é bem simples de ser aberto e fechado. Qualquer pessoa que queira ser um pequeno ou micro empreender, pode abrir este tipo de negócio e ter uma vida financeiramente independente.

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas e te desejo muito sucesso em seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *