Melhores Linhas e Tecidos Para Costurar!

No postagem de hoje vou estar apresentando algumas recomendações sobre tecidos e linhas para quem gosta de costurar. Se você esta aqui é porque gosta do assunto então basta continue lendo, pois todos os tecidos que vou estar citando podem custar por apenas ate 30 reais.

São dicas excelentes para quem está fazendo curso de corte e costura para iniciantes. Também é muito útil para quem costura em casa ou amador.

Tecidos

Crepe Nuage

   Diferente dos outros crepes este não tem o toque granulado. Tem o toque liso e um leve brilho acetinado criando um aspecto de fluidez e movimento na roupa toda vez que a pessoa se mexe. Ele é usado em saias e vestidos para festas inclusive para noivas.

Ticoline

   Caracteriza-se por ser fácil de costurar. Tecido com aspecto armado com o toque macio devido ao fato de ser 100% algodão, por fazer absorção do suor é indicado usa-lo em dias mais quentes por fazer absorção do suor. Disponível em varias cores.

Satin

   Este é um tecido muito fino fluido e com um brilho acetinado. Semelhante ao cetim. Sua principal característica é ser muito fino que pode chegar ate a parecer ceda pura.

Gazar

   Um tecido que pode ser de poliéster ou de ceda pura, muito fino e fluido que gera um movimento chamativo na pessoa em que o veste muito transparente e arejado por causa da trama ter os fios separados. Tem se este tecido em diversas cores. Muito usado em modelo de saias e vestidos. Servindo para noivas, moda festa e até modelos, mais casuais.

Tule Poá

   È um tecido feito de fios entrelaçados em uma trama aberta, mas muito resistente. È de se notar a total transparência devido aos furinhos que se tem no tecido. E no seu caso algumas tramas do tecido podem formar as famosas bolinhas sobre o tule. Se usa em vestidos de festas e noivas, até peças casuais, lingerie, roupa de dormir e infantil.

Viscose

    Viscose é um tecido muito fresco, se usa muito este tecido no verão. Está entre um tecido sintético e natural pois apesar de ser feito em indústria de fabricas seu material é feito de um tronco de arvore. Por ser um tecido fresco é mais usado em roupas do dia a dia sendo saias, shorts, blusa, calça, vestido, macacão, e muito mais.

Malha Lamê

  Sua vantagem é que a trama sede com a facilidade e se torna um vestido que estica, tendo elastano ou não, pois os fios se abrem. Existem muitas malhas de diferentes texturas e caimentos, estão disponíveis em diversas cores.  Pode ser usada para peças mais arrumadas como um vestido de festas, para  peças casuais ou até para moda praia.

Musseline Pesada

   É um tecido com o toque macio e delicado, podendo ser mais ou menos transparente e, disponível em diversos tipos. Este tecido está disponível em diversas cores estando tnre elas a estampada. Usa-se em todo tipo de saias e vestidos de festas principalmente em peças de festas para madrinhas, formadas e noivas.

Linhas

As linhas também são muito importante na hora da escolha para costura. É possível aprender mais sobre linhas em um bom curso de corte e costura a distância, para as pessoas que não tem como sair de casa para estudar.

 Linhas de Poliéster

   São linhas resistentes, na maioria das vezes possuem acabamento de silicone ou cera, permite que ela passe pelo tecido com pouca fricção. Mais indicada para trabalhos com tecidos elásticos malhas e sintéticos.

Linha de Algodão

     É boa para se usar em costuras básicas, é muito fácil de usar e de encontrar. Poderá usa-la em trabalhos como tules e lingeries. Tem um acabamento lustroso. Não indicada para trabalhos com tecidos de malha elástica.

Linhas de Seda

  Linhas de seda são finas podendo ser usadas em muitos tipos de tecidos, sem deixar buracos e são bastante maleáveis. Apesar de finas essas linhas são muito fortes tendo uma boa aplicação sobre a seda e lã, alinhavando os tecidos.

Linhas Invisível

   Possui duas grandes qualidades: É resistente e pouco visível. Muito boa para trabalhos em que você precise que a linha seja forte mais não quer que ela chame a atenção. Saiba mais sobre linha invisível aqui.

Fitas de Seda

  Quando for preciso para você ter que fazer bordados com fitas de seda, elas são recomendadas tanto para os bordados quanto para as criações decorativas como acessórios de cabelo, adereços em saia, bolsas e afim.

Linha Japonesa

  Por ser muito fina requer mais cuidado do que as outras as vezes é até necessário usar dois fios ao mesmo tempo para que aumente a resistência do tecido.

Linhas Matizadas

 Se a sua intenção é fazer bordados coloridos para o tecido as linhas matizadas são uma das melhores opções, pois são tingidas em vários tons que vai se mudando ao longo do comprimento da linha.

Linhas Metálicas

   São acessíveis as cores dourado, bronze e cobre, e como muitos usam, você pode usar para decorar acessórios.

Lã Persa

  A lã persa é usada por três fios e pode ser usada com os fios juntos ou separados. Para observas esse dois modos você deve relacionar a espessura do tecido que vai utilizar.

Linhas Purl

  São bastante volumosas e caracterizam-se por serem ocas pois quando torcidas essa linha é oca, sendo uma linha torcida e de volume.

Você não poderia sobreviver a uma traição de uma linha de má qualidade. Não cometa esse erro, e faça a escolha certa.

4 replies on “Melhores Linhas e Tecidos Para Costurar!”

  1. Mateus disse:

    Faço isso a muito tempo e realmente é assim mesmo, precisamos conhecer muito bem a linha que compramos para não errar na costura. Parabéns pelas dicas.

  2. Luna Sanches disse:

    Gostei muitos destas dicas, eu costumava comprar qualquer linha e muitas vezes não deve o resultado que eu desejava. Fiz o teste usado essas dica e o resultado ficou ótimo. Abraços e muito obrigado pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *